Atividades Complementares

A FAP compreendendo plenamente que o processo educativo não se restringe somente a sala de aula promove para comunidade acadêmica e sociedade civil múltiplas ações que contemplem a integração entre IES e Sociedade, pois ratifica que: "A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade." A partir desta conceitualização e contextualização as ações extensionistas são orientadas por:

  1. Interação dialógica com a sociedade;
  2. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
  3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  4. Impacto na formação do estudante;
  5. Impacto e transformação social.

Para organização e sistematização das ações extensionistas elas são divididas em áreas temáticas:

  1. Comunicação
  2. Cultura
  3. Direitos Humanos e Justiça
  4. Educação
  5. Meio Ambiente
  6. Saúde
  7. Tecnologia e Produção
  8. Trabalho

As ações desenvolvidas podem ser feitas através de atividades de extensão como:

  1. Ações, projetos e programas temporários ou permanentes que promovam essa interação dialógica entre universidade e sociedade;
  2. Cursos de educação continuada;
  3. Programas de visitas técnicas e intercâmbios;
  4. Outras atividades (eventos, publicações e prestação de serviço) que atendam às diretrizes da extensão universitária.

Além de todas as ações de extensão (programas, projetos, cursos, eventos), a FAP disponibiliza para todos os alunos as atividades complementares. As atividades complementares visam possibilitar a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e habilidades a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante. Dessa forma, as Atividades Complementares consistem em toda e qualquer atividade pertinente e útil para a formação humana e profissional do(a) acadêmico(a), aceita para compor o plano de estudos do Curso de Graduação feito na FAP, distribuídas em ações de três ordens, quais sejam: Ensino, Pesquisa e Extensão, que possuem caráter obrigatório e devem ser desenvolvidas pelo(a) aluno(a) no transcorrer de seu Curso de Graduação, proporcionando ao Bacharel ou Tecnólogo uma atuação profissional com maior compreensão da realidade dos vários grupos sociais, seus saberes e suas manifestações culturais, a que os profissionais sejam capazes de responder aos desafios de uma sociedade complexa. Desenvolvendo, destarte, uma criticidade acerca das realidades, paralelo a um poder argumentativo que perquiri o desenvolvimento humano.

As Atividades Complementares podem ser, por exemplo:

  1. Atividades de iniciação à docência;
  2. Atividades de iniciação à pesquisa;
  3. Atividades de extensão;
  4. Atividades artístico-culturais e esportivas;
  5. Atividades de participação ou organização de eventos;
  6. Experiências ligadas à formação profissional ou correlatas;
  7. Produção técnica ou científica;
  8. Vivência de gestão;
  9. Outras atividades.

Para cada curso de graduação existe uma carga horária de atividades complementares exigida de acordo com o Projeto Político do Curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC para a conclusão do curso:

Tabela de horas/aula de Atividade Complementar
Cursos Atividades Complementares (h/a)
Administração 120
Arquitetura 200
Direito 300
Engenharia Civil 120
Engenharia de Produção 120
Marketing 100
Sistemas de Informação 100

As ações de extensão e atividades complementares são articuladas, registradas e orientadas pelo NEAC (Núcleo de Extensão e Atividades Complementares). O NEAC é responsável por atividades que envolvem a comunidade interna e externa da FAP contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico.

O(a) acadêmico(a) deverá requerer ao NEAC, para efeito de integralização curricular, a avaliação e o registro das atividades que tiver realizado, devendo fazê-lo por escrito e anexando cópias dos certificados correspondentes, através de procedimento próprio. Ressalte-se que os documentos comprobatórios apresentados pelo(a) aluno(a) deverão conter em suas informações a carga horária total do evento. Caso contrário, o NEAC indeferirá o pedido do requerimento.

Não serão validadas atividades realizadas anteriormente ao ingresso do(a) acadêmico(a) no Curso de Graduação feitona FAP, ressalvado os casos de trânsito de curso.

 

Tabela de Conversão (clique para visualizar).

NEAC – 1º andar

Fone/fax: (88) 3512-3299 / 3511-7718 – Ramal 208 (Jerlânia ou Lívia)
E-mail: neac@fapce.edu.br


Coordenação do NEAC – 2º andar

Fone/fax: (88) 3512-3299 / 3511-7718 – Ramal 218 (Prof. Regio Quirino)
E-mail: regio.quirino@fapce.edu.br

Voltar